VÍDEO COLPOSCOPIA E COLPOCITOLOGIA ONCÓTICA

Esses dois exames complementam-se e têm grande importância na prevenção do câncer ginecológico. A VÍDEO COLPOSCOPIA permite o exame do colo do útero com imagens aumentadas em até 40 vezes. As lesões que antecedem o câncer podem então ser identificadas, permitindo ao médico orientar o tratamento.


O exame de COLPOCITOLOGIA ONCÓTICA, mais conhecido como Papanicolau ou preventivo, tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero em 70 %, desde sua criação em 1940. O exame serve principalmente para verificar alterações nas células do colo do útero e determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. O Papanicolau pode detectar doenças pré-cancerígenas, aumentando as chances de cura através de um tratamento simples.

No exame é colhido material do colo do útero para ser analisado em laboratório especializado. A citologia serve ainda para determinar níveis hormonais e doenças da vagina e doenças do colo do útero. O Papanicolau também pode detectar infecções viróticas no colo do útero, por exemplo verrugas genitais e herpes, e infecções vaginais tais como as causadas por fungos.

É aconselhável que as mulheres, principalmente as sexualmente ativas, submetam-se a um exame preventivo no mínimo uma vez por ano. O médico recomendará a freqüência ideal para a realização do exame baseado nos fatores de risco de câncer apresentados em cada caso.

Enquete

Você vai ao médico periodicamente?